Reservas e Informações - (11)2692-2850 (11)99821-4311 (15)3556-1273

Dicas / Normas de Visitação do PETAR

Normas de Visitação do PETAR

REGRAS DE VISITAÇÃO NAS CAVERNAS E ATRATIVOS DO PETAR EM VIGOR.

 Observações que devem ser seguidas:

1.    Qualquer atividade que não seja parte dessa informação, não esta autorizada a ser realizada.

2.    Os horários de visitação devem ser respeitados e seguidos por todos os monitores ambientais cadastrados na UC.3.    É importante realizar com todos os visitantes, num momento que anteceda as atividades: Informar previamente todo o grupo sobre o Parque e as normas de visitação, bem como explicar sobre o que é uma unidade de conservação e sua importância para conservação da natureza, a fim de, evitar desentendimentos e problemas no decorrer da visitação, concernente as regras e normas de visitação do Parque.

4.    Somente é obrigatório o visitante deixar a mochila para passeio na caverna de Santana, nas demais cavernas, o visitante deve portar a sua mochila. Caso o mesmo não queira carregar a mochila, deve – se orientar a deixa - lá no carro.

5.    É importante orientar os visitantes a não levar para o Parque objetos de valor e quantias importantes em dinheiro.

6.    Deve –se orientar os visitantes para levar dinheiro trocado para pagar o ingresso de entrada no Parque, para os isentos e os que tem o benefício da meia entrada, levar documento que comprove tal situação.

7.    Isenção para grupos, escolas, universidades e outras não constantes no Artigo 9° da Portaria FF/DE 225/2017, somente com autorização prévia do Gestor da UC.

8.    Qualquer situação de risco ou emergência deve – se comunicar imediatamente os funcionários do Parque para que os mesmos tomem as devidas providências.

9.    Deve-se atentar ao horário de visitação (das 8h às 17 hs) e caso fuja desse período comunicar e registrar o motivo para futuras auditórias e/ou providências a serem tomadas no sentido de melhorar o sistema de visitação.

10.  Todos os monitores devem observar a vestimenta dos visitantes a fim de orienta-los no atendimento as normas de visitação.

11.  Todos os Monitores devem utilizar calçado fechado, papete e/ou ‘crocs” ou calçado semelhante não se adequam na regra.

12.  Capacetes devem possuir três pontos de fixação.

13.  Kit de primeiros socorros é obrigatório na mochila de todos os monitores.

14.  O Parque não oferece e nem empresta capacetes e/ou vestimenta.

15.  O não cumprimento das nas normas de visitação pode acarretar na não permissão na realização do passeio dentro do parque, até que seja atendido as normas.

16.  Grupos com numero maior de visitantes do que o permitido na norma, não serão autorizados a realizar a atividade.

17.  Todo o grupo deve estar portado (vestido e equipado) adequadamente para seguir para o passeio.

18.  Qualquer dúvida sobre as normas de visitação devem ser consultado os funcionários de plantão na UC.

 

Atrativos e normas de visitação

 

 

 

Caverna de Santana: : Grupos compostos de no máximo 8 visitantes mais um monitor (9 no total); Saídas de grupos somente no período entre 09:00h às 15:00h de terça a domingo (exceto feriados na segunda); O intervalo de saída para a caverna entre um grupo e outro será de 30 minutos, com o ponto inicial marcado no “Quiosque dos Guias”. É permitida a entrada de até dois grupos por horário, desde que não supere o numero máximo de 18 pessoas por horário ( 16 visitantes e 2 monitores), a capacidade de carga é de 208 visitantes por dia. Os visitantes não podem entrar na caverna com mochilas, somente os guias.

 

Caverna Morro Preto: Grupos compostos de no máximo 8 visitantes mais um monitor (9 no total); Saídas de grupos somente no período entre 08:00h às 16:00h de terça a domingo (exceto feriados na segunda); O intervalo de saída para a caverna entre um grupo e outro será de 20 minutos, com o ponto inicial marcado no “Quiosque dos Guias”. É permitida a entrada de até dois grupos por horário, desde que não supere o numero máximo de 18 pessoas por horário (16 visitantes e 2 monitores), a capacidade de carga é de 400 visitantes por dia.

 

Caverna do Couto - Grupos compostos de no máximo 8 visitantes mais um monitor (9 no total); Saídas de grupos somente no período entre 08:00h às 16:00h de terça a domingo (exceto feriados na segunda); O intervalo de saída para a caverna entre um grupo e outro será de 20 minutos, com o ponto inicial marcado no “Quiosque dos Guias”. A capacidade de carga é de 200 visitantes por dia. A visitação deve ocorrer com a entrada pela ressurgência, (trilha da caverna Morro Preto e saída pelo sumidouro, com o retorno pela trilha da onça parda, sendo proibida o retorno por dentro da caverna.

 

 

Caverna Água Suja - Grupos compostos de no máximo 8 visitantes mais um monitor (9 no total); Saídas de grupos somente no período entre 08:00 às 14:00h de terça a domingo (exceto feriados na segunda); O intervalo de saída para a caverna entre um grupo e outro será de 20 minutos, com o ponto inicial marcado no “Quiosque dos Guias”. A capacidade de carga é de 152 pessoas por dia.

 

Caverna Cafezal - Grupos compostos de no máximo 8 visitantes mais um monitor (9 no total); Visitas pedagógicas poderão ocorrer com até 3 grupos simultâneos, cada um com o devido monitor; Saídas de grupos somente no período entre 08:00h às 12:00h de terça a domingo (exceto feriados na segunda); O intervalo de saída para a caverna entre um grupo e outro será de 20 minutos, com o ponto inicial marcado no “Quiosque dos Guias”. A capacidade de carga  é  de  104  visitantes  por  dia.

 

Trilha do Betary/ Cachoeiras Andorinhas e Beija Flor - Grupos compostos por no máximo 8 visitantes e 1 monitor ambiental (9 no total) visitas pedagógicas poderão ocorrer com até 3 grupos simultâneos, cada um com seu devido monitor; saídas somente no período entre 08:00h às 12:00h, de segunda a domingo; o intervalo de saída para a trilha entre grupos será de 20 minutos, com o ponto inicial marcado para o “Quiosque dos Guias”.

 

Caverna Ouro Grosso - Grupos compostos de no máximo 8 visitantes mais um monitor (9 no total); Saídas de grupos somente no período entre 08:00 às 16:00h de terça a domingo (exceto feriados na segunda); O intervalo de saída para a caverna entre um grupo e outro será de 30 minutos, com o ponto inicial marcado no Posto de Controle do Núcleo Ouro Grosso. A capacidade de carga é de 136 visitantes por dia.

 

Caverna Alambari de Baixo - Grupos compostos de no máximo 8 visitantes mais um monitor (9 no total); Visitas pedagógicas poderão ocorrer com

 

 

até 3 grupos simultâneos com o máximo de 24 visitantes e 3 monitores; Saídas de grupos somente no período entre 08:00h às 15:20h de terça a domingo (exceto feriados na segunda); O intervalo de saída para a caverna entre um grupo e outro será de 20 minutos, com o ponto inicial marcado no Posto de Controle do Núcleo Ouro Grosso. A capacidade de carga é 184 visitantes por dia. A visitação deve ocorrer com entrada pelo paleosumidouro (entrada seca) e saída pela ressurgência, sendo proída a visitação nas galerias superiores da caverna.

 

Caverna Temimina - Grupos compostos de no máximo 6 visitantes mais um monitor (7 no total); Saídas de grupos somente no período entre 08:00h às 10:00h de terça a domingo (exceto feriados na segunda); Para os grupos acampados na área de camping do Núcleo Caboclos, será permitida saídas às 07:00h e 07:30h, desde que agendadas previamente com a administração; O intervalo de saída para a caverna entre um grupo e outro será de 30 minutos, com o ponto inicial marcado na “Base  Temimina”. A capacidade de carga é de 42 visitantes por dia.

 

Trilha do Chapéu (Grutas Chapéu Mirim I, II, Caverna das Aranhas e Gruta do Chapéu) - Grupos compostos de no máximo 8 visitantes mais um monitor (9 no total); Saídas de grupos somente no período entre 08:00h às 16:00h de terça a domingo (exceto feriados na segunda); O intervalo de saída para a caverna entre um grupo e outro será de 20 minutos, com o ponto inicial marcado no “Casa da Administração”. A  capacidade  de  carga é de 106 visitantes por dia.

 

Trilha da cachoeira Maximiliano - Grupos compostos por no máximo 8 visitantes e 1 monitor ambiental (9 no total); saídas somente no período entre 08:00h às 12:00h, de terça a domingo; o intervalo de saída para a trilha entre grupos será de 20 minutos, com o ponto inicial marcado para o “Casa da Administração”. A capacidade de carga é de 94 visitantes por dia.

 

 

Trilha da Cachoeira Sete Reis - Grupos compostos por no máximo 8 visitantes e 1 monitor ambiental (9 no total); saídas somente no período entre 08:00h às 12:00h, de terça a domingo; o intervalo de saída para a trilha entre grupos será de 20 minutos, com o ponto inicial marcado para o “Casa da Administração”. A capacidade de carga é de 94 visitantes por dia.

 

Trilha do Pórtico da Casa de Pedra via Caboclos - Grupos compostos por no máximo 8 visitantes e um monitor ambiental (9 no total); saídas somente no período entre 07:00h às 10:00h, de terça a domingo; o intervalo de saída para a trilha entre grupos será de 20 minutos, com o ponto inicial marcado para o “Casa da Administração”. A capacidade de carga é de 56 pessoas por dia.

 

 

Trilha do Pórtico da Casa - Grupos compostos por no máximo 8 visitantes e um monitor ambiental (9 no total); saídas somente no período entre 08:00h às 11:00h, de segunda a domingo; o intervalo de saída para a trilha entre grupos será de 20 minutos, com o ponto inicial marcado para o “Casa da  Administração”. A capacidade de carga é de 56 pessoas por     dia.

<< Voltar 
Embratur
Indicado pelo Guia Brasil 4 Rodas 2013
Indicado pelo Guia Brasil 4 Rodas 2014
Indicado pelo Guia Brasil 4 Rodas 2015

Aceitamos:

VisaMasterCard

Reservas e Informações - (11)2692-2850 (11)99821-4311 (15)3556-1273
info@pousadadoquiririm.com.br
Rod. Antonio Honório da Silva, Km 156,6
Bairro da Serra - Iporanga - SP - Brasil

Pousada do Quiririm © Todos os direitos reservados | Designed by PieReti