Reservas e Informações - WatsApp (11)99821-4311 (15)3556-1273

Dicas / O que é o Boia Cross praticado no Rio Bethary do PETAR ?

O que é o Boia Cross praticado no Rio Bethary do PETAR ?

Inicio do Boia Cross - Veja o vídeo no link abaixo:

https://www.youtube.com/watch?v=kXrUsQ-Bfgo

 

Crianças também podem fazer o Boia Cross desde que saibam nadar.

No final do Boia Cross um caminhão nos traz de volta para a pousada, faz parte do aluguel da Boia.

No PETAR o termo Boia-Cross é o nome dado para a atividade " turística " de descer rios utilizando-se de uma câmara de ar de caminhão, amarrada de forma a deslizar sobre a água, levando apenas uma pessoa por boia. A descida do rio é feita em grupo de amigos sempre acompanhados por um monitor ambiental credenciado pelo PETAR. Porém não se trata de " competição " e sim uma ajuda mútua para chegarem todos juntos no final. A única competição é interna, com nossas limitações e emoções que a vida nos reservou.

No PETAR o Boia-Cross é praticado de barriga para baixo, deitando-se sobre a boia com a cabeça na extremidade frontal da boia e os pés na parte final da boia, já praticamente dentro da água.

A boia é amarrada de forma a perder a formato de círculo e ganhar a forma de um oito ou melhor ainda a forma de um pequeno bote de borracha. A amarração ideal é a que não deixa circulação de água no interior da boia. Utiliza-se para amarrar a boia, uma fita ou corda em formato de anéis que apertam as laterais da boia com um nó único que prensado no meio da boia depois de cheia, faz com que fique praticamente inacessível e tenha uma melhor eficiência.

Com o crescente aumento do turismo ecológico no PETAR, os visitantes de cavernas passaram também a procurar no boia-cross, buscando uma nova forma de aventura e contato com a natureza. Descer o rio de boia é uma atividade que dá muito prazer ao participante; por estar num rio de águas cristalinas com corredeiras que dão ação e emoção; poder apreciar a fauna e flora da mata ciliar que ainda existe nas margens do rio; poder curtir tudo isso com o seu grupo de amigos, pessoas que você gosta, são momentos inesquecíveis em nossas vidas.

Como apareceu o Boia-Cross no PETAR?

O PETAR – Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira é o lugar mais frequentado pelos Espeleólogos paulista. Nesta região encontra-se a maior concentração de cavernas do estado de São Paulo. Foram os exploradores de cavernas mais antigos da SBE – Sociedade Brasileira de Espeleologia que sem querer acabaram introduzindo esta atividade no parque.

Segundo contam os antigos espeleólogos frequentadores do Petar, eles sempre levavam boias de caminhão para transportar equipamentos espeleológicos pesados. Estas boias foram usadas principalmente na Caverna de Santana que possui muitos trechos de águas profundas.

Geralmente no domingo antes de voltar para São Paulo, os espeleólogos se reuniam na velha ponte que cruzava o rio Bethary em direção a caverna Alambari de Baixo, para longos papos e brincadeiras na água. Como boia sugere água, eles as usavam para ficar flutuando no poço da ponte. Obviamente foi inevitável que grupos de amigos começassem a ir mais longe no rio usando as boias para flutuar. A brincadeira foi se espalhando pela comunidade espeleológica paulista e também pelas crianças e adolescentes moradores do Bairro da Serra.

Como o crescente aumento do turismo ecológico no parque, o boia-cross passou a ser uma atividade muito procurado pelos visitantes a ponto surgirem empresas especializadas em alugar boias para os visitantes.

No PETAR os monitores ambientais ( moradores locais ) que guiam os visitantes nas cavernas, também se especializaram em descer o rio de boia a ponto de serem os melhores guias desta nova atividade que fez parte de seu dia-dia quando criança. 

Quais são os equipamentos necessários para fazer o Boia Cross? 

A Boia – Pode variar de tamanho, porém o importante é ser proporcional a sua estatura e peso.

O Colete – Alguns trechos existem alguns poços de águas profundas, por isso a obrigatoriedade da utilização mesmo para pessoas que sabem nadar. Escolha um colete proporcional ao seu tórax, para não sobrar e nem faltar.

O Capacete – Para não bater a cabeça em pedras dentro ou na lateral do rio. Escolha um de acordo com o tamanho da cabeça e que fique firme.

Qual o melhor trecho do Rio Bethary para os iniciantes do Boia Cross?

Início na ponte da estrada que vai para o Núcleo e caverna do Ouro Groso,  até a saída do Bairro da Serra. Este trecho é o mais frequentado pelos visitantes do PETAR, pela facilidade de acesso, pois seu início fica próximo a estrada e o final também, sendo todo trecho percorrido no próprio bairro da Serra. Neste trecho existe alguns poços de água profunda e algumas corredeiras e pedras que vão dificultar um pouco a descida. É uma mistura de ação e tranquilidade que se alternam. O visual é magnífico, a segurança é ideal, pois a qualquer momento o participante pode desistir e voltar pela estrada.

Quais os perigos do Boia Cross no PETAR?

  • Poços com águas profundas.
  • Pedras no meio do rio.
  • Galhos com pontas.
  • Troncos de árvores caídas.
  • Rio muito cheio após chuvas fortes.

DICAS PARA NÃO FICAR NA MÃO

  • Não usar boia muito cheia nem muito vazia.
  • Levar somente máquina fotográfica ou celular a prova de água.
  • Escolher sempre o caminho na água que tenha mais bolhas de ar.
  • Desviar de pedras e galhos batendo a mão.
  • Nunca descer o rio com chuva e ou raios.
  • Sempre descer o rio com um monitor ambiental credenciado pelo PETAR.
  •  Boia, colete salva vidas e capacete podem ser alugados no local.
  • Escolha a boia e o colete proporcional a sua estatura e peso.
  • Para não cair "muito" da boia, procure deixar os braços abertos e principalmente também as pernas abertas e com os pés dentro da água.

Veja mais vídeos de Boia Cross no PETAR:

https://www.youtube.com/watch?v=5nFYnL_FN5o

 

https://www.youtube.com/watch?v=wtp4NXsfKHU

 

https://www.youtube.com/watch?v=QlfAxX5EdUg

 

https://www.youtube.com/watch?v=JFNehZG8vCk

Saiba mais sobre o Boia Cross do Petar em www.boiacross.com.br

<< Voltar 
Embratur
Indicado pelo Guia Brasil 4 Rodas 2013
Indicado pelo Guia Brasil 4 Rodas 2014
Indicado pelo Guia Brasil 4 Rodas 2015

Aceitamos:

VisaMasterCard

Reservas e Informações - WatsApp (11)99821-4311 (15)3556-1273
info@pousadadoquiririm.com.br
Rod. Antonio Honório da Silva, Km 156,6
Bairro da Serra - Iporanga - SP - Brasil

Pousada do Quiririm © Todos os direitos reservados | Designed by PieReti